SinproSP

Campanha Salarial no ensino superior repercute na imprensa

Atualizada em 19/03/2015 11:44

O Jornal Folha de S. Paulo publicou no dia 17/3, reportagem sobre a suspensão das negociações salariais no ensino superior. Como informara a Fepesp (12/3), o sindicato patronal (Semesp) suspendeu unilateralmente as conversas até o dia 23. Para ler na íntegra (o acesso é liberado) basta clicar: "Corte no Fies faz faculdade frear reajuste de professor".

No mesmo dia, o jornal O Estado de S. Paulo publicou nova reportagem ("Dilma admite que governo federal cometeu erro no Fies") sobre o imbróglio envolvendo a mudança nas regras de repasse do Fies. A matéria trata da distorção criada com as mudanças ocorridas a partir de 2010, quando as Mantenedoras passaram a incentivar a contratação do Fies, inclusive entre os alunos já matriculados.

As facilidades criadas e a liberdade dada às instituições privadas de ensino superior criaram uma distorção: os gastos do governo federal passaram de R$ 1,1 bi (2010) para R$13,4 (2014, valores corrigidos), mas essa turbinada não se refletiu no aumento expressivo de novos alunos no ensino superior.

Agora o Semesp quer se valer das recentes mudanças no repasse dos recursos para protelar as negociações salariais. É inaceitável.

Fonte: Fepesp

.