SinproSP

Campanha salarial terá novas rodadas de negociação

Atualizada em 20/02/2015 15:43

Notícia atualizada em 24 de fevereiro de 2015

As próximas reuniões de negociação já estão agendadas: no dia 25/2, o encontro é com os representantes do ensino superior e, no dia 26/2*, com os representantes do Sesi/Senai.

Nesta fase da primeira etapa, serão discutidas mudanças de redação com análise de reivindicações tanto por parte dos professores como por parte dos patrões. Na rodada anterior, ficou acertado que boa parte das cláusulas das normas coletivas pode ser renovada.

Resolvidos os ajustes de cláusulas, será o momento de concentrar esforços nas negociações mais difíceis e de destaque na pauta de reivindicações dos professores. Na segunda etapa das negociações serão discutidas as questões econômicas, tais como aumento de salário, PLR, aumento da hora-atividade, e demandas pela ampliação de direitos.

Educação básica

A fórmula de cálculo do reajuste da educação básica de 2015 está definida na cláusula 4 convenção coletiva em vigor. O índice será conhecido em meados de março, após a divulgação dos índices inflacionários de fevereiro.

De acordo com informações da Fepesp, a inflação de janeiro deu um salto nada discreto e mexeu com as projeções da data-base dos professores. De março de 2014, mês do último reajuste, a janeiro de 2015, a média dos três índices inflacionários (ICV-Dieese, IPC-Fipe e INPC-IBGE) já está em 6,07%.

*A reunião com os representantes do Sesi/Senai foi transferida de 24/2 para 26/2, a pedido dos patrões.

.